ALSHOP EM AÇÃO

Grandes e novos eventos, parcerias com a Prefeitura e a Caixa e o lançamento do treinamento online para o varejo foram as principais realizações da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping em 2017

 

2017 foi mais um ano de movimento para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping – Alshop – que convocou os principais players do mercado, administradores de shopping centers, fornecedores, lojistas e colaboradores de toda a indústria de shopping para grandes e novos eventos.

Primeiro grande evento do setor no ano, o Simpósio Nacional de Varejo e Shopping reuniu os principais líderes do Varejo, representantes das três esferas do Governo (Municipal, Estadual e Federal), Sindicalistas, Autoridades e outras Personalidades num debate profundo e factual sobre as necessidades do setor e a sua relevância para a retomada do crescimento. Realizado de 30 de março a 2 de abril no Conrad Punta del Este Casino e Resort, em Punta del Este, o Simpósio debateu principalmente a urgência da Reforma Trabalhista – agora aprovada e em pleno vigor no Brasil – e a necessidade de aprovação das reformas Previdenciária e Tributária.

 

Modernização Trabalhista

Grandes varejistas falaram sobre os impactos que tributos e legislações arcaicas causam na gestão de seus negócios – mas, também, mostraram estratégias vencedoras para superar a crise, da qual já se despedem com otimismo. Mais do que cases e soluções prontas, mostraram que é necessário ter atitude e ousadia para manterem-se como líderes dos segmentos em que atuam, além de uma boa dose de respeito com todos os elos envolvidos nos processos.

A presença do ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, e dos deputados federais, Luiz Carlos Hauly e Rogério Marinho, relatores da reforma Tributária e Trabalhista, respectivamente, elevaram o nível dos debates. Representando o prefeito de São Paulo, João Dória, o secretário de desburocratização e parcerias, Wilson Poit, trouxe novidades interessantes sobre gestão e administração pública e o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, mostrou que é possível contar com o apoio do empresariado para gerir uma cidade.

A Operação Lava-Jato também foi tema de um importante debate, conduzido pelo Ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Encerrando o evento, uma grande homenagem ao CEO da Riachuelo, Flavio Rocha, considerado “O Empresário do Ano” pela Alshop.

 

Muito trabalho

O tradicional Congresso Brasilshop São Paulo aconteceu em 3 de agosto no WTC Events Center, em São Paulo. O evento repetiu o formato de 2016, com palestras simultâneas planejadas para solucionar as dúvidas sobre Franquias, Marketing Digital, Empreendedorismo e Tendências e reuniu mais de 1500 participantes.

O grande destaque do evento foi a participação do Prefeito de São Paulo, João Dória, que atendeu ao convite da Alshop e participou de um café da manhã privado com 42 empresários associados à entidade. Em pauta, os pleitos relacionados à segurança, taxações e tributos, que serão apreciados de perto pelo prefeito durante o seu mandato.

Por outro lado, a Prefeitura apresentou ideias para incrementar a expansão do varejo na cidade e a participação do empresariado na gestão pública. Por fim, Dória e Nabil firmaram uma parceria referente ao Programa Trabalho Novo, no qual a entidade se comprometeu em conversar com as redes associadas e contribuir para a geração de empregos para cidadãos em situação de rua. A princípio, foi solicitada a abertura de 100 vagas, meta cumprida em parceria com associados como Boali, GrandVision by Fototica, Mc Donald´s, Patroni Pizza, Riachuelo, Vivenda do Camarão e outros.

 

Na Estrada

A Alshop também caiu na estrada com a versão itinerante do Brasilshop, o Road Show. Focado na disseminação de informação e atração de novos investidores, o evento abordou o universo de franquias, com a apresentação de cases de sucesso e o suporte de grandes profissionais do setor.

O Brasilshop Road Show chegou às principais cidades: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e à cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, gerando boas oportunidades de negócios.

Neste ano, o evento estará em 12 cidades, num formato inovador: palestras mais curtas, de 15 a 30 minutos, e espaço para a realização de uma pequena Feira de Negócios. A ação também ganha uma forte campanha de divulgação, para atrair mais interessados e oportunizar novos negócios.

 

Manhãs Produtivas

Um novo evento entrou para o calendário da Alshop: o Bom Dia! Em formato pocket, o Bom Dia Alshop reúne especialistas em apresentações de uma a duas horas para um público de até 50 pessoas. As primeiras edições foram realizadas de agosto a novembro, e abordaram temas como Linhas de Crédito, Abertura de Capital, dúvidas tributárias sobre a Reforma Trabalhista e Negociação de Contratos, reunindo cerca de 200 profissionais das empresas associadas à Alshop.

A ideia do Bom Dia Alshop é trazer um cenário claro sobre o tema apresentado e solucionar as dúvidas dos participantes imediatamente. O clima intimista também é propício para a realização de networking e o compartilhamento de ideias. “Iniciamos mais uma etapa de eventos criados para integrar o setor varejista e encontrar soluções para os problemas cotidianos. Uma vez por mês, o Bom Dia Alshop reúne empresários, autoridades e especialistas em diversas áreas em busca de novas ideias, oportunidades e resoluções para todo o setor”, avalia o Diretor de Internacionalização e Franquias da Alshop, Ricardo Camargo, idealizador do formato. O Bom Dia Alshop será realizado de março a novembro no Auditório da Alshop. Acompanhe no site a abertura de inscrições para o evento.

No mesmo estilo, aconteceu em outubro o Meeting de Marketing. Dedicada aos profissionais de marketing das empresas parceiras, a apresentação trouxe informações relevantes, insights e dicas sobre o uso de Marketing Digital e Inbound Marketing no varejo físico.

 

500 milhões para o Varejo

Em novembro, a Alshop mostrou mais um pouco do seu poder de intermediação em prol do varejo e divulgou um Convênio com a CAIXA de R$ 500 milhões em recursos. Esse financiamento, pré-aprovado para os Associados Alshop, pode ser utilizado em operações de crédito, capital de giro, antecipação de recebíveis e linhas de investimento para aquisição de máquinas e equipamentos, em condições e prazos especiais.

O convênio foi firmado durante o coquetel do Programa de Excelência em Varejo, realizado no TH Hall em 9 de novembro, e contou com a presença de 250 empresários do setor de varejo e shoppings, além de fornecedores.

Para o Gerente Nacional de Estratégia de Clientes da CAIXA, Daniel José Ferraz dos Santos, o acordo assinado entre o banco e a Alshop representa um esforço conjunto entre as duas instituições com o objetivo de incentivar o mercado varejista do país. “Essa parceria representa a junção de esforços, da CAIXA e da Alshop, para propiciar melhores condições ao setor de lojistas de shopping, com oferta de condições especiais em produtos e serviços bancários, além de um atendimento diferenciado aos associados da entidade.”

“Esse é um importante benefício para os associados Alshop, pois ele terá taxas diferenciais que possibilitam conforto financeiro”, afirma o Diretor de Internacionalização e Franquias da Alshop, Ricardo Camargo. O convênio também permitirá aos associados Alshop o ajuste de fluxo de caixa, com prazos e taxas diferenciados aliados à possibilidade de obtenção de recursos de longo prazo com carência.

 

Na mídia

Para encerrar o ano, a Alshop divulgou em 26 de dezembro os resultados do varejo de shopping. A notícia positiva – já que o setor anotou crescimento de 5% no ano e 6% no período do Natal – atraiu diversos veículos da imprensa. Assim, o trabalho da Alshop ganhou notoriedade nos jornais Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, DCI e Valor; estampou as manchetes do Diário do Comércio, Exame, CBN, Agência Estado, E-commerce News, Rede Brasil, Jornal da Record, Jornal da Band, Jornal do SBT, SPTV e outros. O grande desfecho foi uma reportagem de três minutos no Jornal Nacional, o telejornal mais assistido do mundo! Tudo isso é fruto do trabalho árduo e constante realizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping não só ao longo de 2017, mas há quase 25 anos.