Excelência para todos

Alshop organizou o primeiro Programa de Excelência em Varejo em parceria com a GH & Associados, Serasa Experian, TOTVS e Vecchi Ancona

 

Avaliar, ajustar e tornar excelente. Com esses preceitos, a Alshop criou em 2017 o Programa de Excelência em Varejo, aberto a todas as empresas associadas. O intuito do programa foi qualificar as empresas varejistas nos segmentos de Design, Financeiro, Tecnológico e Operacional, contando com a parceria de consultores da GH & Associados, Serasa Experian, TOTVS Consulting e Vecchi Ancona, respectivamente.

As marcas participantes indicaram uma unidade para ser avaliada pelos consultores. Depois da visita, cada especialista preparou um relatório apontando erros e acertos da operação e sugerindo melhorias. Também atribuíram notas de 1 a 10 em cada quesito, concedendo o certificado às empresas que tiveram média 7, no mínimo. No final do processo, 14 empresas foram certificadas no Programa de Excelência em Varejo, em cerimônia realizada no dia 9 de novembro, no TH Hall. São elas: Antix, Arezzo, Billy The Grill, Boali, Chilli Beans, Código Girls, Grilleto, Jin Jin Wok, Le Postiche, Marisol, Montana Grill,  Petland, Puket e Yoi Temaki.

Ao todo, 31 marcas se inscreveram no projeto, sendo que 10 destas não passaram na primeira fase do processo por não enviarem os documentos requeridos. Outras 7 não atingiram a média mínima.

 

Chancelas

A escolha dos parceiros para a realização do programa foi fundamental. Assim, a Alshop contatou as melhores empresas do mercado e obteve a resposta que aguardava.

A TOTVS Consulting recebeu o convite de forma muito positiva não apenas por ser reconhecida como uma empresa líder do segmento de tecnologia mas também por ser reconhecida por possuir uma linha de negócio de consultoria (TOTVS Consulting) com uma equipe com uma experiência relevante no segmento de varejo. “Fazer parte do primeiro Prêmio de Excelência também gerou uma grande expectativa devido a oportunidade de parceria com a Alshop e com os demais avaliadores em busca de criar um Programa que tem tudo para se ternar uma referência no segmento de varejo”, pontuou Marcos Pereira.

Como a TOTVS Consulting estava responsável por avaliar o pilar de Tecnologia, nada melhor do que utilizar tecnologia para nos auxiliar na avaliação! Com isto, a TOTVS Consulting desenvolveu um Aplicativo Mobile (App – IOS e Android). Por ser o primeiro ano do Programa,  todos os avaliadores tiveram um período de avaliação mais restrito e o desenvolvimento do App teve que ser realizado em tempo recorde pela TOTVS Consulting.  Além disto, o período de realização das avaliações, por ser próximo ao final do ano, gerou um desafio extra para que todas empresas inscritas no programa pudessem disponibilizar o tempo necessário para nos receber nas respectivas operações.

 

Delay tecnológico

Pereira pondera que o varejo brasileiro segue as tendências do mercado Norte-Americano porém com um delay de implantação. “Dito isto, e somado a crise econômica dos últimos anos, o setor sofreu bastante aumentando ainda mais o gap do ponto de vista de novas tecnologias. A impossibilidade de investimento de  muitas empresas em busca de novas tecnologias e/ou novos negócios fez com que o varejo Brasileiro se estagnasse no viés tecnológico”, diz.

Ele aponta os varejistas de moda com os mais conectados com as tendências e novidades tecnológicas. Já a categoria de “fast food” ainda engatinha quando se trata de tecnologia.

“Com a saída do período de recessão, e já visando o crescimento positivo do PIB para 2018, acreditamos que se iniciará um novo período de investimentos em busca de crescimento pautado em novas tecnologias que trará um grande ganho de produtividade  redução de custos não só para os varejistas mas também em toda cadeia de abastecimento”, declara.

 

Finanças: desafio constante

“A Serasa Experian apoia todas as iniciativas relativas ao desenvolvimento do ambiente econômico e empresarial. A nossa essência é produzir informações, a partir da nossa base de dados, que contribua para a geração de negócios, dando segurança e transparência para toda a cadeia produtiva e ao consumidor final”, ressalta João Machado, gerente de Inteligência e de Crédito da Serasa Experian.  “Quando fomos convidados pela Alshop, mesmo antes do projeto estar definido, sabíamos que poderíamos contribuir muito com essa iniciativa”.

Ele elenca os fatores que contribuíram para a participação: os desafios contínuos do setor varejista; a seriedade da Alshop, que concedeu total autonomia autonomia para que cada parceiro implementasse a sua expertise no processo de avaliação, alinhado com o objetivo do programa; e a relevância das empresas chanceladoras.

“Tudo o que é novo, traz impactos e pode levar um tempo maior para ser compreendido. Os varejistas precisavam se conscientizar sobre os nossos objetivos, paralelamente a isso, já dar o de acordo ao regulamento e enviar os documentos necessários para uma completa avaliação. Claro que o tempo foi curto, mas tinha que ser naquela hora!”, ressalta Machado.

 

Pontos fortes do varejo nacional

E houve boas surpresas no processo, como as relatadas por George Homer:Podemos observar que o atendimento da equipe traz uma grande contribuição para a experiência do consumidor e em alguns casos representam corretamente a proposta da marca. Em algumas situações a percepção dos clientes de todos os valores da marca puderam ser observados desde a aproximação até o fechamento da compra”, diz.

Outro fator que o agradou foi a preocupação na utilização do ambiente da loja para auxiliar na eficiência dos processos utilizados para que os clientes tivessem conveniência e satisfação em suas visitas as lojas.

“Entendo que estamos falando de um processo de evolução onde a identificação de pontos fortes e aqueles que necessitam de atenção devem ser equilibrados dentro do plano estratégico de marca e de investimentos para que tragam o melhor resultado possível”, afirma Homer sobre o acompanhamento às marcas certificadas. Ele ressalta que os pontos apresentados nos relatórios entregue aos participantes representam um alerta e uma visão momentânea de como a empresas é observada considerando os 4 pilares do programa.

“Trata-se da indicação de pontos que devem ser considerados e incluídos em seus projetos em desenvolvimento bem como em novos projetos previstos para a evolução da empresa. Acredito que as empresas irão aplicar as sugestões apresentadas pelos jurados, mas tenho certeza que entenderão que várias sugestões devem ser mais aprofundadas de forma a produzir soluções mais efetivas e integradas aos seus negócios”, reitera.

 

Sugestões

Muito me honrou estar ao lado de empresas tão renomadas na avaliação, ter sido tão bem recebida pelas marcas participantes que escancararam suas portas para olharmos tudo, e poder ser considerada uma profissional que poderia usar de seu conhecimento e experiência para lançar um programa inédito, com tamanha relevância ao mercado. Ver a satisfação das empresas no dia da entrega da outorga nos deu a clara visão da importância para todos aqueles empresários e executivos”, declara Ana Vecchi.

Responsável por avaliar o operacional das marcas, Ana conta que aderiu ao Programa com o intuito de construir uma nova proposta de avaliação de empresas. Porém, percebe que ainda há alguns obstáculos para dar segmento às propostas de melhorias, em grande parte por falta de hábito das empresas. “Se quisermos fazer valer o objetivo do Programa, talvez tenhamos que ser proativos na “provocação” de reuniões e reflexões sobre como melhorar suas operações, principalmente nas vertentes mais fracas”, sugere a consultora.

No mais Ana destaca a disposição das marcas em colaborar, em saber os resultados, e o comprometimento das equipes em acertar. “As quatro empresas avaliadoras tiveram uma sinergia muito grande, trabalhamos de forma similar sem termos trabalhado antes juntos e não houve desgaste ou contratempo entre nós. Foi muito agradável com a equipe da Alshop também. A vibração da festa de entrega foi fantástica!”, destaca.

 

As marcas falam

Definindo o trabalho de avaliação como “bastante coerente e consistente”, o CEO da Halipar, Ricardo Alves, comemora a certificação das marcas Montana Grill, Jin Jin e Griletto. “Foi muito gratificante ter participado do programa, não apenas pelo reconhecimento recebido, mas pela oportunidade de trazer novos olhares para dentro da empresa, contribuindo para o aprimoramento dos processos e das pessoas que trabalham conosco”, diz ele, que destaca a atuação da própria equipe como um dos fatores determinantes para a conquista desse selo de excelência.

Alves define o olhar crítico dos especialistas como “extremamente enriquecedor, pois nos desperta para questões importantes que merecem e precisam de mais atenção”. Segundo ele, todas as empresas do varejo deveriam ter a experiência de participar do programa.

Um dos grandes destaques do programa foi a Arezzo, certificada em todos os quesitos e mencionada por todos os jurados por sua excelência. Mesmo com todo o reconhecimento, o CEO Marco Aurélio Vidal convida: “Todas as empresas preocupadas com sua performance, com o melhor atendimento e a longevidade da operação devem olhar com bons olhos para o Programa de Excelência em Varejo da Alshop”.

 

Durante o ano de 2018, todas as marcas participantes da primeira edição continuarão sendo monitoradas pelos chanceladores, via aplicativo. Da mesma forma, as empresas e a Alshop estão abertas para continuar contribuindo para a melhor performance de todos.

Atendendo aos pedidos, o período entre inscrição e análise será maior nesse ano: a partir de abril já será possível se inscrever para o Programa. Faça como as grandes: participe!

Leave a Reply